A melhor foto

O pessoal do 508 criou uma série, no blog deles, chamada “A melhor foto”. A idéia é convidar alguns fotógrafos profissionais e amadores a escolher, entre a sua produção, qual é a sua melhor foto e eleborar um texto explicando os motivos pelos quais a imagem foi eleita. Invariavelmente, os autores relatam a dificuldade nesse processo, já que quem faz a foto tem um tipo de visão e envolvimento com a própria produção que talvez não fique claro para quem apenas vê o resultado pronto. Ainda assim, é algo interessante, e essa chamada direta do pessoal do fotoclube dá aos fotógrafos a oportunidade de olhar para o próprio trabalho se forçando a ter algum tipo de critério em mente.

Eu fui um dos convidados a participar, e fiquei em dúvida entre duas fotos. Uma, que foi a escolhida, é uma dupla exposição que fiz à noite no centro de São Paulo, mas precisamente na esquida do Viaduto do Chá com a Rua Libero Badaró. Decidi submeter essa pois era mais representativa da minha produção e do tema que abordo com mais frequência, a cidade e as impressões de se vivier nela. Essa foto inclusive já havia estado numa exposição coletiva do Sampa Fotoclube, ampliada em 30x40cm. Para ver a foto e o relato, acesse o blog do 508.

A foto preterida foi uma da série Passagens, que fiz sob o Viaduto Boa Vista, num sábado pela manhã. É uma imagem meio borrada de uma mãe carregando o seu filho no colo. Essa foto teve inclusive maior aceitação do que a escolhida, mas nem sempre o que tem mais aclamação é o que consideramos mais relevante, embora eu goste bastante dessa imagem. Algo que pesou é que ela faz parte de uma série, e é estranho mostrá-la isolada das outras, enquanto na que foi para o blog não havia essa preocupação, sendo mais adequada para uma escolha única.

A série está sendo publicada às segundas-feiras e até o momento, além de mim, participaram Patrick Grosner, Boris Kossoy, Fernando de Tacca e Fernando Rabelo. A listagem completa pode ser acessada na seção A Melhor Foto do blog do 508.

Um comentário em “A melhor foto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *