O despolido (ou focusing screen) é uma peça presente nas câmeras reflex responsável pela visualização do foco e pelas marcações que se vê no visor. Antigamente, as câmeras reflex tinha visores grandes e despolidos com recursos para auxiliar no foco, uma vez que muitas lentes não possuiam foco automático. Com a automatização os visores passaram ser menores, já que as câmeras são responsáveis pelo foco. Não é mais preciso conferir no olho se está tudo perfeitamente focado.
Com as câmeras digitais reflex mais simples, isso piorou bastante. Ficamos na total dependência do foco automático. Para quem gosta de usar lentes manuais, as Pentax até oferecem uma boa compatibilidade e o sistema de foco da câmera avisa quando o objeto está focado. Só que esse sistema não é muito preciso, ainda mais quando estamos usando grandes aberturas, que levam a uma profundidade de campo reduzida. Como tenho 3 lentes claras de foco manual, estava sofrendo muito com isso.
Resolvi então comprar um novo despolido, vendido no eBay por 28 dólares (incluindo frete). A peça vem de Hong Kong já com o material necessário para que o próprio usuário realize a troca, como mostram as fotos abaixo.
Para fazer a instalação, é preciso remover a presilha metálica que suporta o despolido, como pode ser visto na foto abaixo. Para isso se utiliza a pinça de metal.
Depois que a presilha é liberada, o despolido fica solto. Basta usar a pinça plástica para retirar um e colocar outro. Não se deve usar a pinça metálica pois ela pode riscar a peça.
Em seguida, é só pressionar a presilha com o despolido de volta para o lugar com o dedo.
A instalação está pronta. A nova peça não atrapalha o autofoco e permite um foco manual bem mais preciso, pois contém microprismas e um bipartido, que permitem conferir o foco. Veja como é o aspecto da peça instalada.
E um teste prático. Fazendo o foco…
E o resultado, foto com foco preciso mesmo usando uma lente manual em f/1.4.
Que show isso!!
Mas ca, ca entre nos… Não me imagino fotografando sem o autofocus…
[]s
Marcio
Pois é, Marcio, mas eu gosto muito das lentes de foco manuais: boas e baratas. Tenho três que uso na Pentax, uma Takumar 50mm f/1.4, uma Takumar 85mm f/1.8 e uma Mir 1V de 37mm e f/2.8. Se somar o que gastei nas três não dá 500 reais. Só que estava sofrendo muito para fazer o foco, e com essa solução simples fica bem melhor.
Abraços.
show de bola… estou procurando pra minha d200, pq tenho uma 50mm 1.4 de foco manuel e vou lhe dizer, mesmo q a d200 avisa q esta no foco mostrando uma bolota no visor, eh muito foda… apanho e muiiiiiiito…
vou ver se pego um pra d200 tambem… valeus!
Caldara,
Achei que eram só as câmeras mais simples que tinham a confirmação de foco imprecisa. Se a D200 também não é confiável deve ser um problema geral para lentes mais claras mesmo.
Abraços.
É possivel que a Canon 100mm Macro USM tenha foco manual impreciso?
Pq para macro uso as vezes f2.8, mas sempre manual focus…
Alexandre,
Não faço a mínima idéia. Você não consegue identificar isso pelas suas fotos?
Rodrigo, realmente ajuda muito esse despolido bipartido. Já tive a oportunidade de testar e a diferença é gritante, muito bom. Abs.
Bem, 28 dólares é barato se comparado com o Katz-eye ou Haoda (105 e 72, respectivamente e sem frete). Algum comentário com relação a fotometria (principalmente spot) e se escureceu o visor em aberturas menores? E o foco automático no ponto central continua funcionando?
Tenho uma Nikon EM que estou pensando em utilizar o despolido dela. Fica o link da idéia para futura referência:
http://www.flickr.com/photos/pentaxtech/sets/72157603885748602/detail/
Diogo, obrigado pela visita.
Guaracy, a fotometria continua normal, assim como os pontos de foco aparecem normalmente. O bipartido escurece a partir de f/5.6.
finalmente descobri como chama “focusing screen” em português 🙂
em alguns sites falando sobre a troca (instalação) de despolidos, algumas pessoas relataram problema com a “calibração”, ou seja, precisaram fazer um ajuste fino no posicionamento do despolido (usando umas pecinhas que não entendi bem o que eram), pra eliminar problemas de back ou front focus. Você não teve nenhum problema desse tipo, Rodrigo?
[…] possível comprar um kit pronto, com todas as ferramentas necessárias para fazer a troca, mas eu preferi o método mais difícil. […]
A quem interessar…
A Haoda Screens fabrica telas de foco para quase todas as digitais SLRs.
Uso nas Sigma SD15 e na Canon EOD-5D
São muito boas.