Experimentar. Sentir. Fotografar.

Entre os dias 23 e 25 de agosto, foi realizada no Espaço f/508 de fotografia, em Brasília, a Oficina Fotografia Contemplativa: A Beleza do Simples. Ministrada por Rodrigo Fernando Pereira, editor do Câmara Obscura, o curso teve como objetivo estimular nos participantes a flexibilidade, o mindfulness, o retorno ao presente e a aceitação, tendo como instrumento a fotografia. Através de técnicas como meditação, relaxamento e desconstrução da linguagem, criou-se o clima propício para uma saída de fotografia contemplativa no parque Olhos D’Água. A oficina contou ainda com a elaboração de haicais, uma forma de poesia oriental que leva ao contato com o aqui e o agora.

“A fotografia sempre ocupa um lugar que não o seu. Quando fotografamos uma viagem, a fotografia ocupa o lugar por onde passamos, quando fotografamos um evento, ela ocupa a memória daquele momento, quando fotografamos uma série, ocupa o lugar do “EU”. Hoje, assistindo a oficina “Fotografia contemplativa: a beleza do simples”, realizada no f/508 pelo Rodrigo Fernando Pereira, percebi que nesse momento a fotografia ocupou o seu próprio lugar: a poesia.”
Humberto Lemos

Confira alguns dos trabalhos realizados pelos participantes durante a oficina.

Um comentário em “Experimentar. Sentir. Fotografar.”

  1. Professor Rodrigo, amei a Oficina! Obrigada por compartilhar os nossos trabalhos. Foi muito gratificante fazê-los. Abraço, Irene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *