Keiichi Tahara: um artista da luz

Keiichi Tahara é um artista japonês que trabalha com a luz. Embora tenha iniciado sua carreira trabalhando com fotografia e como operador de câmera de vídeo, sua trajetória deixa claro que ter a luz como objeto de criação vai muito além de registrá-la. É dele uma das fotografias que mais me impressionou na exposição dos 20 anos da NAFOTO, em cartaz na Caixa Cultural da Praça da Sé, em São Paulo, até o dia 3 de julho.

O início da sua carreira, nos anos 70, revela uma relação de intriga com a luz, primeiro nos prédios de Paris, cidade para a qual acabara de se mudar, em seguida nas janelas e, por fim, nos retratos. A imprecisão das suas paisagens e ambientes internos, sempre num preto e branco de base escura, deixa claro que sua protagonista é a iluminação, muitas vezes escassa e esparsa, que se esgueira através das sombras.

Após uma série feita em Polaroid, Tahara passa a trabalhar, nas últimas décadas, com esculturas de luz e instalações, apresentadas em diversas cidades da França e do Japão. No entanto, embora suas obras físicas tenham atingido uma outra dimensão artística, suas fotos ainda são contundentes, ao mostrar um mundo paralelo feito de luz e sombra.

Para conhecer o trabalho do artista, acesse o site oficial: Keiichi Tahara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *