Flávio Varricchio mostra os pescadores do RS e seus jipes

O fotógrafo Flávio Varricchio realizou, no início do ano, um ensaio com pescadores do litoral norte do Rio Grande do Sul, que usam jipes para puxar as redes. As imagens, capturadas em câmera digital com lente grande-angular, mostram a rotina dos trabalhadores na praia, numa abordagem extremamente próxima e beneficiada pela plasticidade da luz e da vastidão das areias da praia.

O autor fala sobre o ambiente em que o ensaio foi realizado:

“Para quem não conhece o litoral gaúcho é uma reta de 500km de areia dura e plana, só quebrada pela barra da Lagoa dos Patos em Rio Grande e pelos paredões de basalto em Torres na divisa com Santa Catarina.

Mar escuro, que chamam de toddynho pela cor da água parecer um chocolate em grande parte do ano, varrido por ventos fortes, nordeste no verão e o famoso e gelado minuano no inverno.

Um litoral não tão paradisíaco como o de outras regiões do Brasil, mas muito bonito, pelas inúmeras lagoas a beira mar e dunas de areia muito branca.

São praias onde se sente a solidão e os extremos da natureza, onde se anda dezenas de quilomêtros sem se ver uma pessoa, só na companhia das inúmeras aves e de pinguins e leões marinhos que costumam aparecer em suas areias no inverno, além do vento, companhia constante seja em que época for”.

O autor organizou as imagens em slideshow com trilha sonora. Você pode conferir esta apresentação na página do Flávio Varricchio aqui mesmo no Obscura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *