“Light Paintings” de Toby Keller

Existem na fotografia algumas técnicas cujo uso indiscriminado e os resultados sistematicamente iguais transformam-nas em clichês automáticos ou meras brincadeiras. Uma delas é a light painting, ou pintura com a luz. Ela é feita geralmente colocando-se a câmera em um tripe em um ambiente de baixa luminosidade e usando o flash ou objetos luminosos para produzir efeitos como riscos, textos ou manchas de luz em locais específicos. Até hoje, nunca tinha visto nada de muito interessante feito com esse procedimento, apenas brincadeiras que causam um certo impacto inicial mas sem força para se manter como boas fotos.

Procurando imagens para outro artigo, encontrei o trabalho do fotógrafo americano Toby Keller. Especializado em fotos noturnas, especialmente de paisagens, ele utiliza a técnica com critério e equilíbrio, criando imagens interessantes. Muitas delas tem um forte apelo geométrico e composições bem estruturadas e, embora algumas pareçam um pouco excessivas, a maior parte do trabalho de Keller mostra que é possível fazer da light painting uma técnica criativa, como parte da imagem, e não apenas como uma protagonista de gosto duvidoso.

Esse tipo de trabalho é importante para nos lembrar de duas coisas: a primeira é que nenhuma técnica pode ser considerada simplesmente boa ou ruim; é a sua adequação à proposta do autor que a torna boa ou ruim. Conceber um trabalho coerente deve ser a priemira preocupação de um fotógrafo autoral, mais do que a utilização indiscriminada de um método sem considerar se o mesmo funciona dentro do que está sendo feito. O segundo aspecto é o valor criativo da fotografia, em que uma cena é construída a partir de técnicas e intenções, em oposição à fotografia “passiva” em que se registra algo que acontece naturalmente.

O trabalho de Toby Keller pode ser conferido na íntegra em seu site. Abaixo, uma galeria com imagens do autor reproduzidas sob licença Creative Commons.

Um comentário em ““Light Paintings” de Toby Keller”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *