Três recomendações de livros

Arte Contemporânea – Uma Introdução

A francesa Anne Cauquelin faz uma análise clara e objetiva dos caminhos pelos quais a arte chegou no estado atual. Destacando aspectos como o mercado, a comunicação de redes e a herança do modernismo, a autora traça uma perspectiva que ajuda muito a compreensão dos trabalhos artísticos atuais. Para isso, ela se serve de nomes como Duchamp, Warhol e o galerista Leo Castelli. O texto propõe uma divisão esclarecedora entre a estética e a arte que, mais do que um resultado, passou a ser uma atitude. Leitura fundamentam para quem quer entender o que é a arte hoje.

Arte Contemporânea: Uma Introdução
Anne Cauquelin
Martins Fontes

Coletivo 2007

O Fotoclube F/508 apresentou, no final do ano passado, a coletânea impressa de fotos produzidas pelos alunos que passaram pelos cursos oferecidos pelo clube. Totalmente em preto e branco, “Coletivo” mostra uma ampla gama de abordagens e interesses, em um belo panorama da produção fotográfica jovem de Brasília, que se destaca cada vez mais como a capital nacional da fotografia. O livro traz também os vencedores do Prêmio Internacional de Fotografia do clube, que teve como tema a Geometria.

Coletivo 2007
Ademir Menezes, Carmélia Ribeiro, Frederico Freitas, José Machado, Kátia Ortiz, Marcela Marques, Marina Mercante, Naiara Caldas, Rafael Facundo, Tauana Macedo, Wagner Ulisses.
Fotoclube F/508

Fotografia & Hitória: Boris Kossoy

Boris Kossoy, neste livro datado de 1988 (com segunda edição de 2001), defende o uso da fotografia como documento histórico. Para isso, apresenta conceitos sobre a imagem fotográfica e métodos de pesquisa tanto para o estudo da história através da fotografia como da história da fotografia em si. Bastante relevante para quem se interessa por história, iconografia e pesquisas documentais, também vale a pena aos amantes da fotografia pela sua abordagem teórica do tema.

Fotografia & História
Boris Kossoy
Ateliê Editorial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *