Os médios formatos

MC GlasgowHá três principais categorias de filmes, em relação ao tamanho dos fotogramas que produzem: o 35mm, o médio formato e o grande formato, que usa chapas individuais para cada foto. No entanto, apesar de usar sempre o mesmo filme, há diversos tamanhos de médio formato, bem como uma diversidade de câmeras que usam os negativos de 6cm.

O filme 120 tem sempre 6cm de largura. Ele não tem furos como o 35mm, pois geralmente não se avança e depois se rebobina o filme: ele passa de um cassete para outro no interior da câmera. Ele tem duas tiras de papel preto antes e depois do filme, de forma que este só seja exposto quando está dentro da câmera. Dependendo do formato utilizado, um rolo de 120 rende de 4 a 16 fotos. O filme 220 não tem esse papel, portanto rende o dobro de fotos por rolo.

Há diversos tipos de câmera que usam o médio formato. Há as TLR, como a Rolleiflex, que usam duas lentes, uma para visualização e outra para efetivamente fazer a foto. Há as SLR, como a Hasselblad 500, em que se visualiza a imagem no visor capuchão. Há outras SLR que são como uma câmera de 35mm gigante, nas quais a composição é feita por um visor prismático. E há as rangefinders, como a Mamiya 7, em que o visor é independente da objetiva. Muitos modelos, como a Mamiya 645, possuem acessórios intercambiáveis que mudam o aspecto da câmera.

O mais interessante, no entanto, são os diversos formatos que cada sistema produz, pois isso afeta diretamente a experiência de fazer e ver as fotos. O médio formato é extremamente versátil por conta disso. Vamos a cada um dos tamanhos.

6×4,5
645
© Stephen Stills

A proporção 6cm por 4,5cm é de 4×3, similar a grande parte das câmeras digitais atuais. É como as telas de televisão e de monitores não-widescreen. Embora seja o menor médio formato, a área do negativo ocupada por uma foto é três vezes maior do que num filme de 35mm, já possibilitando ampliações maiores. Cada rolo de 120 rende 16 fotos.

6×6
6x6
© Martina Lanotte

O mais clássico e popular dos médios formatos. A foto é quadrada, o que altera muito a forma de compor a imagem e geralmente traz resultados muito interessantes, como pode ser visto neste grupo do Flickr. É um formato democrático, pois está presente em diversos equipamentos, desde a toy-camera Holga até as Hasselblad mais incrementadas, passando pelas TLR. Cada rolo rende 12 fotos.

6×7
6x7
© Tommy Oshima

É um formato “quase” quadrado, com a largura um pouco maior do que a altura. Muito utilizado por fotógrafos profissionais, por ter uma grande área de filme utilizado, resultando em melhor qualidade em ampliações e por ter uma proporção aplicável em uma série de tamanhos de papel. Rende 10 fotos por rolo.

6×8 e 6×9
6*9
© Bill Stilwell

Atualmente resistem com maior destaque em câmeras da Fuji, mas foram utilizados em câmeras dobráveis da década de 50. O formato 6×9 tem proporção igual ao filme 35mm. Rendem 8 fotos por rolo.

6×12
6x12
© Ross Orr

Formato panorâmico, em que a largura é o dobro da altura. Usado mais comumente com adaptadores em câmeras grande formato, embora haja alguns modelos específicos para essa proporção de fotograma, como a Linhof Technorama 612. Seis fotos por rolo.

6×17
6x17
© Toru Aihara

Um formato panorâmico ainda mais extenso, que permite apenas 4 fotos por rolo de filme 120. Traz resultados bastante interessantes também se utilizada na vertical.

Há um modelo de câmera, a Glide, que reúne todos os formatos desde o 6×6 até o 6×17, através de uma cortina de tamanho variável.

Fotografar com médio formato, seja qual for, geralmente é ainda mais lento e pensado do que usar filme 35mm. Pelo fato das lentes serem mais longas, há menor profundidade de campo. O tamanho e peso das câmeras muitas vezes obriga o uso de tripé. A visualização das cenas, especialmente nas câmeras com visor capuchão, é bastante diferente. Ou seja, é um formato que não se sustenta apenas pela maior qualidade de ampliação, mas sim pelo desejo de uma experiência fotográfica diferente.

Fontes
Flickr
Ken Rockwell
Luminous Landscape
Photo.net
Wikipedia

Foto do topo: © MC Glasgow

Todas as fotos desse texto foram utilizadas sob licença Creative Commons.

Um comentário em “Os médios formatos”

  1. As novas DSLR fotografam em diferentes proporções, qual seria a proporção ideal para obter uma ampliação em correspondente ao 6×6? Obrigado desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *